quarta-feira, 11 de março de 2009

Episódios Falleros

Chegou a festa mais esperada para todos os valencianos...

As Fallas!


Ora portanto, as Fallas é algo que eu ainda nao percebi muito bem o que é que se festeja mas é bonito de se ver a folia da gente; as barraquinhas de churros espalhadas por toda a cidade que me fazem lembrar as farturas; o belo do lencinho aos quadrados e as camisas caracteristicas que toda a gente usa; as Falleras, i.e., as mulheres com os trajes tradicionais de Valência que sao um dos mais bonitos que já vi... enfim, uma alegria que começa a manisfestar-se a partir do meio de Fevereiro e paralisa a cidade durante 4 dias de Março (inclusive as aulas para minha satisfaçao).


Desde o dia 1 de Março, que todos os dias na Plaza del Ayuntamento, às 14h exactamente, há uma actividade da qual nao me recordo do nome (Mescletas acho eu), que pelo barulho que ecoa pela cidade inteira, supoe-se que seja um fogo de artifício bem bonito... Ontem, como cheguei a Valência às 14h e aquilo até é perto, lá fui eu com a multidao que seguia caminho para a dita praça. Até parece que valência, aquela hora, só tem um caminho e um destino... Cheguei a uma rua, da qual se via a praça e só vi fumo ao fundo... continuei a andar, afinal tinha que chegar a um angulo de onde tivesse vista para o fogo mas toda a gente estava parada a olhar para o fumo...continuei... tive que tapar os ouvidos porque o barulho dos foguetes era imenso e cada vez menos espaçado... continuei... até que houve um último estrondo que quase rebentava com os meus tímpanos e mais fumo....

Ora, pois que me apercebi que nao havia nada mais para além do fumo... ah! havia barulho... e no fim toda a gente aplaudiu fervorosamente aquele "lindo" espectáculo! Os valencianos sao gente esquisita... tenho dito!


Sem comentários: