quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Quem tudo quer tudo perde!

Bom, este provérbio tanto dá para enganador e enganados!

Após a falência de um dos maiores bancos norte-americanos, o que não causou mas agravou a crise económica mundial, e a ameaça de falências de várias empresas multinacionais... o escândalo Madoff!!!!!

As consequências foram a nível mundial (neste momento estou a imaginar um daqueles nómadas, criador de cavalos, da Mongólia a maldizer o sistema financeiro e a má sorte que tem por ter posto as suas economias na mão de Madoff).

O Público diz que Portugal tinha aplicado 76 milhões de Euros no esquema fraudolento de Madoff. O Jornal de Notícias aumenta, segundo informações dadas pelo Banco de Portugal, para os 96 milhões!

Pode-se afirmar que este foi mais um murro para o governo americano que sempre separou o sistema finaceiro do político, não que estes tenham que estar estreitamente interligados mas deverá haver uma fiscalização por parte do Estado para evitar estes "crashs" na bolsa e estas fraudes que deixam famílias sem nada!
Mas os Estados Unidos auto-intitulam-se como "a terra das oportunidades", pois este senhor, que não é nada burro, aproveitou e fez muito "bom" uso da sua. E o homem ainda ocupou altos cargos na Nasdaq (mas de quem pôs o Bush uma 2a vez no poder o que é que se podia esperar =P).

E assim só chego a uma conclusão... os avózinhos é que são espertos e guardam as poupanças debaixo do colchão! Têm é que ter cuidado e trocar o colchãozinho para evitar as traças ou companhia lhes comam o dinheiro, para isso já existe a banca, a bolsa,...

Sem comentários: